Etapas do Brasileiro e Mineiro de Rali de Velocidade terão disputas equilibradas

Equilibrio e alto nível técnico irão marcar a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade a ser disputado nos dia 5 e 6 de junho, em Sete Lagoas, região central de Minas Gerais. A briga pela liderança da classificação geral nas quatro categorias tem sido intensa, em disputa direta envolvendo em alguns casos, até quatro duplas competidoras. Em Sete Lagoas, certamente não será diferente, principalmente porque os trechos das sete especiais que totalizam 94,5 quilômetros, exigem grande percentual de alta aceleração. Paralelo ao Brasileiro, estarão sendo disputadas também a etapa de abertura do Mineiro de Rali de Velocidade e o Trofeo Fiat.

Na categoria N-3 (veículos de até 2.000cc, com preparação restrita), do Brasileiro, a liderança é da dupla catarinense Luiz Tedesco/Raphael Furtado, com 25 pontos. A diferença da equipe para o segundo colocado, os irmãos Juliano e Rafael Sartori, é de apenas 9 pontos, o que não significa uma vantagem elevada. Eles estão empatados, com a mesma pontuação, 16, com Marcelo Mendes e Sidinei Broering. Logo a seguir estão posicionados Maurício Neves/Armando Miranda, com 14 e, Rafael Túlio/Cesar Valandro, com 13.

Esta situação de equilíbrio se repete também na N-4 (veículos de 1.601 a 2.000cc, 4 x 4 turbo). A dupla liderada pelo piloto Oswaldo Scheer está na frente com 23 pontos, seguido por Milton Pagliosa, com 18 e Leandro Bristolin, com 12. Na A-6 (veículos de 1.401 a 1.600cc, peso máximo de 920 quilos, com preparação livre), Marcos Valandro lidera com 26 e Eduardo Scheer vem em segundo com 20,5 pontos. O terceiro colocado é a dupla liderada pelo piloto Marcos Takorski, com 10.

Na categoria N-2 Light (categoria de acesso, vetada a participação de pilotos que tenham sido campeões brasileiro e sul-americano, ou mesmo de qualquer outra modalidade de rali), a briga também é acirrada. O casal Vicente Orige e Graziela Silva – eles são marido e mulher -, lideram com 26 pontos. José Barros e Emília Abadia vem, a seguir, com 16, empatados com a dupla liderada por Thiago Mocelin, com a mesma pontuação.

Outra grande expectativa para estes dois dias de velocidade em alta e muita adrenalina em Sete Lagoas é para a abertura do Campeonato Mineiro de Rali de Velocidade e Trofeo Fiat. A competição que vem se destacando nos últimos tempos pelo grau de excelência técnica, marcará também o surgimento de grandes revelações do rali mineiro, principalmente com a introdução desde o ano passado, do Trofeo Fiat, criado para permitir o acesso ao esporte, de pilotos estreantes, todos com veículos Fiat.

Fábio Sacioto (equipe Marinelli Team), um dos principais destaques do rali do nosso Estado, está bastante confiante e acredita que poderá surpreender na etapa de abertura. Uma pequena amostra desta sua capacidade foi dada por ele e pelo seu navegador Arthur Carrão, na última semana, na disputa da segunda etapa do Paulista de Rali, disputada em Estiva. Eles foram absolutos e venceram a categoria N-2, com um Fiat Palio 16V.

“Estava seis meses parado e fui para São Paulo correr para testar o carro. O resultado foi bom”, comemorou, apostando que o sucesso da etapa do Mineiro em Sete Lagoas, em novembro do ano passado, se repetira em junho. “Certamente teremos uma excelente prova. O percurso tem muitas retas e trechos de serras, o que favorece a aceleração alta e não força muito o nosso equipamento”, acrescentou.

Sacioto, contudo, não será a única estrela do mineiro, em Sete Lagoas. Eduardo Cunha, quatro vezes campeão brasileiro, 16 campeonatos regionais, apesar de ainda não ter definido se volta as pistas na atual temporada, trabalha em silêncio para acertar a sua participação. Sua presença, sem dúvida, ampliaria ainda mais a qualidade técnica do evento pela dimensão da sua importância no rali mineiro e brasileiro.

Além de Sacioto, outros pilotos mineiros já confirmaram presença na abertura da competição mineira. É o caso Haroldo Soares/Francis Herrero, terceiro lugar em São Paulo; além de outros pilotos como Fabiano Altomar/Oswaldo; Juliano Sacioto/Paulo; Patrick/Pablo; Eduardo Morelli, Andrey itis, João Paulo Mozelli, Luciano Lima, Roberto Correa, Luiz Fernando Caetano, Antônio Carlos Teixeira, Roberta Marinelli e tantos outros.

ESPECIAIS

Os campeonatos Brasileiro, Mineiro e Trofeo Fiat serão disputados num único dia, sábado, dia 6, uma outra novidade para a atual temporada. Serão sete especiais em 94,50 Km, com 92,50 Km de deslocamentos. A divisão das especiais é esta:

Primeira Especial (inclui a 3 e 5): 10,50 Km, com 4,15 Km de deslocamento do Parque de Apoio ao ponto de largada. Trecho é um misto de terra vermelha batida com estradão. Tem trechos de alta velocidade e travada

Segunda Especial (inclui a 4 e 6 ) : 17,20 Km, com 14.7 Km de deslocamento. Misto de rodovias vicinais largas de terra batida, serras e cascalho. Velocidade alta e travada

Sétima Especial: 11,4 Km, com deslocamento de 4.15 Km. Trecho é um misto de terra vermelha batida com estradão e cascalho. Tem trechos de alta velocidade e travada

SERVIÇO

Quarta Feira ( 03 de junho) - 9h – Início da montagem do parque de apoio;

20h – Divulgação da Lista Oficial de Inscritos – Secretaria;

Quinta feira (4 de junho) – 8 h - Abertura da secretaria de prova – Museu dos Ferroviários (Av. Antonio Olinto s/n) - Início da Vistoria Administrativa e entrega dos Livros de Bordo na Secretária da prova.

Sexta Feira (05 de junho) 8 h – Abertura da secretaria de prova – Parque de Apoio

8h – Abertura da Vistoria Técnica - A vistoria técnica dos veículos será feita na Concessionária Fiat Antonauto,Av. Marechal Castelo Branco, 3705 – Sete Lagoas. Os horários para apresentação dos veículos serão os abaixo descritos:

8 às 17h – Período do reconhecimento das Especiais pelos pilotos. Ele é feito em veículo comum.

15 às 17h: Shakedown (teste dos veículos pelos pilotos) Av. Marechal Castelo Branco s/n, próximo ao viaduto da Av. Perimetral. (pista da Antonauto)

17h – Fim do atendimento da secretaria de prova.

18h– Briefing

20h – Largada Promocional

Sábado (6 de junho) 07h30min: Largada das categorias

15h30min: Superprime (disputa em circuito fechado com simulações dos diferentes pisos das estradas por onde o rali passou) Local: Será realizada na Av. Marechal Castelo Branco s/n, próximo ao viaduto da Av. Perimetral. (pista da Antonauto). A dupla que não participar será multada em cinco UPs, conforme regulamento geral do CBRV 2009.

17 horas: Premiação

Hospital de emergência: Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (Av. Raquel Teixeira Viana, 716 – Bairro Canaã. Tel 31 3773-2600)

Hotéis da Prova: Oficial: Sete Lagoas Residence - Rua Nestor Foscoro 284 – Centro – Tel. 31 3775-1010 - www.setelagoashotel.com.br

Demais hotéis, locação de veículos em Confins e bilhetes aéreos TAM e GOL com tarifas especiais para o Rally: Contato diretamente com a Master Turismo – 31 3773-1444 – e-mail - setelagoas@masterturismo.com.br

As etapas do Campeonato Brasileiro e Mineiro de Rali, além do Trofeo Fiat, têm a organização e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Mineira de Automobilismo e Rallye Clube de Minas Gerais; patrocínio da Fiat, Petrobrás, Acisel e FPT - Powertrain Tecnologies. Apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, OMR e Petrolub

Rallye Clube de Minas Gerais/Assessoria de Imprensa

William Santos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia